15 agosto 2009

Carro à frente dos bois e outros atropelos

Quem nunca ouviu estas frases? “Em terra de cego, quem tem um olho é rei”. “Antes tarde do que nunca”. “Tudo tem uma primeira vez”. “Ele estava à frente do seu tempo”. “Deus escreve certo por linhas tortas”. “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. “Um grama de exemplo vale mais do que um quilograma de palavras”. Os exemplos poderiam ficar se repetindo ad infinitum, mas eu não pretendo aborrecer o meu leitor.

Ditados populares, ou chistes e truísmos, são frases de efeito poderoso. Elas pretendem resolver a questão, qual seja ela, com uma saída que é uma mistura de sabedoria, gracejo e senso comum - e sempre com aquela expressão de “encerrou-se o assunto”. Podem cair como uma luva numa discussão e resumir o sentido de uma conversa. Mas nem sempre é assim. Elas são armadilhas fáceis. Eu vou desenvolver um ou outro exemplo, para elucidar o absurdo.


É comum dizermos sobre personalidades grandiosas, sobretudo cientistas, que estes estavam à frente de seu tempo. É certo, o tempo em que viveu Galileu era temerosamente mesquinho, mas foi naquele contexto que ele propôs que havia quatro corpos ao redor do planeta Júpiter, que o acompanhavam. Disse que eram luas, e mais, propôs que estavam seguindo aquele gigante planeta por algum princípio equivalente ao que fazia a nossa Lua seguir a Terra, o mesmo que fazia a nossa Terra circundar o Sol. Ora, nem a idéia copernicana da terra em volta do Sol estava ainda bem aceita (porque ameaçava as concepções religiosas) e lá vem outro indivíduo dizer idéia ainda mais avançada, com características de Lei Universal - comprovada totalmente, mais tarde, em exposições matemáticas, por Isaac Newton. Então, não era Galileu um homem à frente de seu tempo?

Antes das descobertas do DNA, bem como dos componentes químicos da sua estrutura em espiral, antes da engenharia genética, ou dos cálculos mais simples de genética mendeliana, já Charles Darwin expusera um corpo teórico que em suas linhas gerais permanece totalmente inalterado, aceito por virtualmente todos os cientistas da natureza. Charles Darwin, um gênio.

Talvez eu devesse ainda desenvolver outros exemplos: Aristóteles, Lavoisier, Jesus, LaPlace, Napoleão, Einstein e Nietzsche. - Mas isto aqui não é um livro, é um texto de blog!

Homens à frente do seu tempo? Qual! Por acaso vieram em máquinas do tempo? Todos os grandes homens nasceram no seu tempo, estudaram no seu tempo, conviveram com pessoas do seu tempo, então por que diabos dizemos que estavam à frente do seu tempo?

Dizer que qualquer pessoa está à frente do seu tempo, é não entender nada de tempos históricos, e muito menos entender de economia de estratificação social. Na verdade, é quase como confundir a própria vida com a idéia de que deus escreve certo por linhas tortas. E a analogia é das mais fáceis: deus não escreve, nem certo, nem torto, e nunca viu uma linha.

Juliano Dourado Santana.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. maravilha de texto seria 100% conveniente a minha leitura, se nao fosse:
    KKKKKKKKK
    ad infiniitum de cu é rola, moço!
    teus leitores? fala serio!tem nada teu aki nao!
    mas:
    realmente, otimo texto, falou justamente o suficiente.

    o melhor texto do blog até então!!!

    ResponderExcluir
  3. Deus, você viu? Kabelo elogiou... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. ele é analfabeto ju! vc mesmo disse!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkk. Kabelo devia ser mesmo era humorista.

    Bem, Dieguinho não comentou no blog, mas me disse pessoalmente que discorda quando afirmo que gênios e artistas "não estão à frente do seu tempo". E eu nem desconfio que argumentos ele tem, se tem algum. O parágrafo abaixo é para alguém que, como ele, sentiu a pulga atrás da orelha com o meu texto em relação a este ponto:

    Diz-se que a História é filha de seu tempo. Mas poderíamos igualmente dizer: a ciência é filha do seu tempo, ou a indústria é filha do seu tempo. Bem, para o caso, vamos dizer: os homens são filhos do seu tempo. E como poderia deixar de ser? Afinal, o que este axioma pretende explicitar é exatamente isto, que as coisas existem, mas não podem em nenhuma medida se antecipar em relação às causas que lhe dão existência - o que faz nos aproximar de outro dito popular, este bem mais difundido e interiorizado: “Não se deve pôr a carroça à frente dos bois”. Se se repara bem, a semelhança dos sentidos torna-se flagrante.

    ResponderExcluir
  6. O que você exatamente quer dizer é que eles deram a cagada/a sorte de descobrir coisas que deveriam mesmo existir?
    Destino? Está escrito? Ou é Deus?

    Eu amo seus textos. =D

    ResponderExcluir