20 dezembro 2009

Artístico - Parte 02

Parte 2: As nossas caudas de pavão

A seleção natural somente pode favorecer comportamentos que promovem a sobrevivência, e nisto a arte parece completamente inútil. A arte custa demasiado tempo e energia e, em retorno, oferece muito pouco. Contudo, este embaraço está por desfazer-se aos poucos. O psicólogo evolutivo Geoffrey Miller (2000), reavaliando a teoria de seleção sexual de Darwin (um complemento poderoso à sua teoria da seleção natural), propõe que a arte obedece sim a um princípio evolutivo: não ao princípio de sobrevivência, mas ao de reprodução.



Ora, diz-se que a evolução torna os seres adaptados ao ambiente por seleção, mas de nada adiantaria a um exemplar de uma espécie ser extremamente bem adaptado se não deixasse descendentes. Do ponto de vista da evolução, adaptação sem prole é tão pouco útil quanto a própria não-adaptação, porque afinal nenhum dos dois isolados serve para a manutenção dos genes num novo organismo.
Assim, a arte teria surgido com a finalidade de sedução, e status, o que torna mais fácil apontar a função adaptativa desses luxos biológicos aparentemente inúteis. Falar bem em público, vasto vocabulário, conseguir reapresentar a realidade em imagens ou outros símbolos, como em pinturas, são maneiras não de socialização (pelo menos originalmente), mas de exibição. São a nossa cauda de pavão.

5 comentários:

  1. Comportamentos parecidos são observados em outras espécies. Tem um passarinho (não lembro qual) que arruma o ninho com flores, folhas e galhos, enquanto faz isso dá pulinhos pra trás pra ver como está, e ainda faz algumas alterações. O ninho mais bonito é escolhido pela fêmea.
    Não é romântico?
    ^^

    ResponderExcluir
  2. É romantico sim, Cacá. Bem bonito. Uma pena que a fêmea também não enfeite ninhos pros machos escolherem, essas passarinhas folgadas... Humpf. :P

    Quando à cauda de pavão, levanto uma questão: e as obras de arte propositalmente anônimas? E as feitas com fins religiosos? Quem percorre a história da arte não pode ignorar que grande parte das obras são produzidas como meio de sedução de deus(es) ou por suicidas desesperados que não se preocuparam em louros enquanto vivos.

    ResponderExcluir
  3. O comportamento artístico assim como qualquer outro foi selecionado para a sobrevivência da espécie no ambiente ancestral, mas ele se desenvolve em cada indíviduo de maneiras diferentes. Para todos os comportametos há a explicação lógica evolutiva e a explicação ontológica.

    ResponderExcluir
  4. E o que dizer da arte pós-moderna? Hehehehehehe.

    :P

    (Diz Pablo que a sociedade só existe por causa das pinturas rupestres).

    ResponderExcluir