11 agosto 2010

Está certo?

Mãe que clama por justiça quando essa deveria estar atenta, como uma sentinela velando pelos seus, a justiça por hora deveria ganhar os tonos do nosso implacável sistema de cobrança financeiro, penso como seria inebriante ter a justiça cobrando juros e mora e demais encargos convenientes de sentenças não cumpridas em dias, como seria protecionista e até invasiva, expondo num cadastro de consultas online: data, débito e valor de seus maus pagadores; não no intuito de criar um estigma, mas bastasse cumprir a sua pena, e o seu nome sairia desta lista.

A impunidade tem nos povoado. Na nossa região encontra-se uma das vinte piores escolas a nível estadual, segundo ranking do Inep – analisando o desempenho dos seus alunos através do sistema de avaliação – ENEM; em João Dourado concentram-se umas das maiores produções estaduais de cenoura e cebola – claro que vale salientar que certamente os proprietários de grandes latifúndios (o que a língua mudou a história não muda – Senhores Feudais) não são responsáveis por esse péssimo desempenho da nossa escola.
Seriam os Professores? Com salários defasados, sem qualificação, plano de carreira ou reconhecimento e geralmente dirigidos por diretores e/ou coordenadores, cabos eleitorais (nada contra ao meio de sua condução ao cargo, desde que você seja competente, ou que ao menos se mostre competente quando em tal função), que se esquivam das suas obrigações através de atestados médicos (para cumprir apenas uma burocracia) seguido de inúmeros problemas familiares, portanto se ausentando dos seus afazeres, em suma: por motivo de “força maior”. As suas respectivas secretárias e secretarias por não usufruírem de tamanha regalia, ou melhor, possibilidades acumulam as funções e papéis dos seus superiores. Some isso ao acúmulo de atividades e salários tão primorosos quanto os dos seus colegas Professores. Mas, certamente não são culpados.
Analisemos então os discentes, estudantes ou simplesmente cobaias desse resto de modelo educacional deixado por nós como presente pela ditadura militar. Desmotivados por não terem perspectivas, ou não verem perspectivas, ou simplesmente desmotivados, e vê apenas na escola uma fonte de alimento – não no sentido figurado. Acredito que o som do ronco do estômago é ouvido primeiro do que o som da batida do coração. O que funciona realmente numa instituição de ensino como essa? É um sistema falido, ou uma sistemática bem aperfeiçoada de formação de futuros eleitores, mão de obra barata e desqualificada, reprodutores de uma miséria que alimenta essa engrenagem gigantesca e bem apurada? Antes eu acreditava que estava tudo errado, hoje me cobro o pensamento e abismo-me, pelo contrário, está mais do que certo, finalmente descobrimos a fórmula perfeita de perpetuação da ignorância: o sistema de ensino público do país.
Quão bom seria se a nossa justiça pudesse combater esse tipo de miséria, mas como combater o correto, não seria errado?
Antônio Souza.

21 comentários:

  1. Comecei a ler esse texto e jurava que um lamento de Juliano.

    ResponderExcluir
  2. Matheus, um primo meu saiu do polivalente, desde o ensino médio e hoje faz doutorado em Minas. O ensino é falido, as coisas não funcionam como tem de funcionar. Mas esse sistema vem desde as familias, a cultura local e a força de vontade das pessoas ao derredor. Abraços

    ResponderExcluir
  3. agente tem q se virar com o q tem e ateh onde alcança, pr ver se assim aumenta o alcance.

    ResponderExcluir
  4. Já faz um tempo, eu não consigo enxergar nada sob a ótica de "certo" e "errado", nem tampouco os personagens como bons ou maus. Para mim, isso é muito impressão apenas de novelas da Globo e do cinema, de um modo geral, de ficção.

    No mundo que não é o da ficção, eu encontro pouco espaço para maniqueísmos (essa mania de ficar dividindo tudo entre dois pólos opostos e antagônicos). Mas é um tendência global, deus e o diabo o sabem. Nem será preciso citar uma longa lista de rivais e inimigos, mocinhos e bandidos, o leitor saberá alguma.

    As pessoas defendem seus interesses, todas elas. Isso às vezes implica que as coisas não saem naturalmente boas para todo mundo. Mas não vejo nenhum culpado. Todas as pessoas são vítimas das suas próprias circunstâncias.

    Sobre educação, podemos dizer que ela é muito menos valorizada que outros setores da organização social, do que a Saúde, por exemplo, a ou Jurisprudência, ou o setor de construção, de ciência e tecnologia, de turismo, de altas finanças, de pequenos negócios, de manifestações culturais, de agronegócios, etc. Aí o Antonio escreve que a educação é um sistema falido, e eu não tenho nem forças nem argumentos para discordar.

    ResponderExcluir
  5. falano assim parece que foi a globo junto com spilberg que inventaram a ficção, mas o q ju quis diser ta certo! ou ta errado?

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Sócrates esse sistema vem desde as familias, a cultura local e a força de vontade das pessoas ao derredor, o que falta é motivação! É querer mudar essa história . Os jovens dessa região simplesmente cruzam os braços diante do pouco e não veem além daquilo que está em sua frente. Com certeza o sistema de educação é falido mas isso não atrapalha totalmente , acho que precisa querer e correr atraz da mudança .
    O que falta realmente é motivação em casa e na escola !

    ResponderExcluir
  7. É... deixar eu pensar uma das motivações dos meus alunos: "Pra que eu vou estudar, se vendendo CDs piratas eu ganho duas vezes o salário do meu professor que estudou a vida inteira?"

    Bem, motivação ele tem!

    ResponderExcluir
  8. Sabe... Se pararmos para analisar a situação, a verdade é que nós somos todos manipulados pelo PODER(Governo). Eles não querem que tenhamos uma visão mais profunda da realidade, querem que sejamos pobres idealistas a disposição deles para trabalhar em troca de pouco. As escolas estaduais são um caos, as escolas particulas só é frequentada por quem pode pagar (minoria), e esses tais que podem pagar é que estarão no PODER daqui a pouco, manipulando a maioria que não teve como adquirir o mesmo conhecimento que eles. É tudo uma ciranda-cirandinha viciosa. A maioria sempre esperando pela divina IGUALDADE SOCIAL !

    ResponderExcluir
  9. Ju e a todos que comentaram
    Eu realmente não sei fazer títulos, não sei. Esse título foi um presente de Ju. Apenas li esse dado que falava da nossa região e me questionei onde existiria uma falha para que pudesse ser sanada, quando na verdade percebi que seria mais simples tentar localizar onde esse sistema dá certo.
    Obrigado pela oportunidade de expor.

    ResponderExcluir
  10. Discordo em pontos Antônio. Vamos lá...
    primeiro acho existe um conjunto complexo que formam a “formula perfeita de perpetuação da ignorância” não só no sistema de ensino público do país, por isso q não vamos localizar na educação a base da mudança q precisa melhorar é fato, mas a quantidade de cursos de formação de professores, o número de material didático nas escolas publicas e os investimentos em blocos, tijolo e merenda é relevante, ou seja existe uma preocupação com o ensino sim!
    A educação não vai salvar o mundo sozinha não é isso q quero falar, o aluno tem que querer, sua freqüência existe afinal ninguém quer perder a bolsa família, pais e comunidade deveriam colaborarem para um trabalho mútuo tbm. Segundo ponto é sobre a motivação dos professores enquanto salários dignos. digo que salario não motiva bulufas! Precisa melhorar? claro seria ótimo afinal quem ensina certamente ajuda na formação de pessoas conscientes, críticas formam cidadãos. Mas falo de "quem ensina", aqueles preocupados com o seu compromisso enquanto professor, a responsabilidade com a formação de opiniões e a ética, os que sustentam seus nomes enquanto profissionais, mesmo reclamando dos trocados parecem motivados. Quem mais grita por melhores salários se não nós?! Mas, e quando isso não acontece? Poderia esses professores que parecem mais fazer exposição da sua figura com a caderneta em baixo do braço e seu guarda pó empoeirada de giz de tanto anotar recados para o quadro negro reclamar e falar de direitos? Penso q deveriamos abaixar nosso dedo podre e atentar para nossos pecados antes de tudo.
    Quem acha que vendendo cd pirata ganha se mais que um professor melhor brigar por uma vaga no mercadão. nada contra Ju. rsrs...

    ResponderExcluir
  11. rrsrsrsr é verdade,quem acha que vendendo cd pirata ganha se mais que um professor melhor brigar por uma vaga no mercadão.rsrsr
    A mudança precisa começar pelos alunos, pelos jovens .
    São eles a esperança !

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Esperança... a palavra por si só me dá calafrios!

    ResponderExcluir
  14. Que pena então Juliano, se dependessemos de ti para acreditar que a situação poderia mudar estavamos perdidos :[

    ResponderExcluir
  15. Não dependem de mim, e continuam igualmente perdidos!

    ResponderExcluir
  16. Perdidos são os que desacreditam ! Esperança é acreditar que um dia haverá mudança.Quem acredita sempre alcança. Se acreditar e correr atraz de um sonho fosse inútil, Lula nunca chegaria onde ele chegou ! Ele sim é um bom exemplo...

    ResponderExcluir
  17. Esse é um argumento falso, Anne. Isolar um exemplo e torná-lo regra, infelizmente, é um argumento pouco forte. Seria o mesmo que dizer que o Santos foi o campeão da Copa do Brasil porque acreditou e teve esperanças, ao invés de atribuir isso ao time ter jogado com mais eficiência que os outros times.

    Ou então imagine: quem tem mais esperança de que vai ganhar alguma coisa é o time do Bahia. Tanta esperança e só... Sandoval ficou até careca de tanta preocupação com o time dele, que nem consegue mais alcançar a primeira divisão. :P

    O mundo se faz com ações. Esperança não é agir; é desejar que as coisas mudem. E nem todo mundo que deseja que as coisas mudem faz alguma coisa para que elas mudem de fato.

    =)

    ResponderExcluir
  18. Tudo é questão de opinião.
    Eu acredito e digo.
    Esse para mim não é um agrgumento falso nem um exemplo isolado, pena que você também não tem o poder de me convencer de que é a vitória de Lula não se fez com esperança. Ele é sim um exeplo de esperança e luta, e não é isolado é apenas um dos vários exemplos.

    Ninguem nunca vai agir se não houver esperança.

    Nunca mesmo. Nunca ninguem lutou e venceu sem antes ter esperança de alcançar a vitória.

    Se você não tem esperança então nunca poderemos contar com sua ajuda para essa mudança acontecer.

    Tchau .

    ResponderExcluir
  19. O que eu havia dito... era que eu sentia calafrios.
    Você pode conferir lá em cima. :P

    ResponderExcluir
  20. Gostei do texto e do blog, parabéns a todos vocês!
    Quanto ao ensino público...
    Um sistema que de cara te incetiva a ser metade do que pode ser, não pode ser julgado como bom (média qualificativa: 5,0 de 10,0 disponíveis).
    Somado a professores com salários pífios, infra-estrutura precária e gestores com a mínima qualificação, torna real e lúgubre a opinião defendida no texto.

    ResponderExcluir